Universalização

INFORMAÇÕES GERAIS

Uma linha de cuidados às doenças do sono é implantada no SUS, tendo como base as melhores práticas e diretrizes clínicas. Só assim a conduta médica é padronizada para que todo paciente brasileiro receba o melhor tratamento disponível.

Na terceira e última fase do Projeto Hermes Brasil, o objetivo é analisar todo o conhecimento adquirido pela análise das evidências científicas, dos dados coletados pela realização dos projetos-pilotos de cinco centros médicos, para comparar como a intervenção feita com o CPAP e Telemonitoramento foi capaz de melhorar o desfecho clínico dos pacientes apresentando resultados sustentáveis de custo-efetividade.

A expectativa é que esses resultados sejam usados na fase final do projeto como o grande pontapé para universalizar o melhor modelo de cuidado para aprimorar a qualidade de sono (e a vida) dos brasileiros, permitindo a rápida identificação de pacientes e garantindo pronto acesso ao diagnóstico simplificado e ao melhor tratamento disponível.

Com a confirmação dos benefícios clínicos e econômicos do tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono, por exemplo, o Projeto Hermes Brasil solicitará ao Ministério da Saúde a criação de uma linha de cuidado no SUS para tratar o paciente diagnosticado com o CID G47.3 (Apneia do Sono), corroborando às metas apresentadas no Plano Nacional de Ações Estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil (2021-2030).
Com isso, uma grande etapa vinculada às doenças crônicas do sono será suplantada e a população brasileira passará a contar com um acesso equitativo, universal e gratuito à melhor linha de cuidado e tratamento disponível.

PROTOCOLOS ESTADUAIS

Nessa etapa da universalização, os protocolos devem responder às necessidades em saúde da população-alvo e, assim como a população brasileira, isso é distinto em diferentes locais do País.

Há regiões onde o acesso ao diagnóstico existe e outras que ainda precisam ser implementadas medidas para resolver esta questão. O mesmo acontece com o tratamento. No caso da Apneia Obstrutiva do Sono, existem estados que já oferecem o CPAP com telemonitoramento como opção terapêutica, mas a maioria ainda não conta com essa tecnologia, apesar de o equipamento estar disponível na Relação Nacional de Equipamentos e Materiais Permanentes financiáveis pelo SUS (RENEM).

Portanto, os protocolos já vigentes precisam ser bem avaliados, pois já estão pactuados e contemplados juntos com as propostas elaboradas pelo Projeto Hermes Brasil.

JUDICIALIZAÇÃO

Na etapa final do Projeto Hermes Brasil, após a universalização do conhecimento e evidências científicas coletadas, a expectativa é de que a prática da judicialização para o acesso ao diagnóstico e tratamento diminua consideravelmente. Mas para que isto ocorra, é preciso que o cuidado seja padronizado em todo o País.

Outro ponto importante é que com a universalização do conhecimento e práticas integradas para o cuidado, profissionais da Saúde de diferentes áreas possam colaborar com o projeto. Isso provocará discussões de alto nível, sempre direcionadas à evolução das políticas públicas, à qualidade do serviço e à melhora da assistência da população.

CUSTO-EFETIVIDADE

No âmbito de análises clínicas e econômicas, mais que apenas uma plataforma de informações sobre medicina do sono, o Projeto Hermes Brasil visa em sua conclusão ser uma referência crítica, que possa contribuir com a elaboração de políticas públicas e privadas, sendo uma fonte segura de informações para gestores de saúde se embasarem e tomarem decisões bem fundamentadas.

Com o tempo, serão ampliadas as ações e outros desdobramentos de acordo com as necessidades dos pacientes e seguindo regras do próprio projeto, que levam em consideração a distribuição do dinheiro público e os custos para o diagnóstico situacional. O projeto também preza pela validação científica de todas as suas etapas, certificada por respeitados pesquisadores e cientistas independentes para dar mais robustez às informações divulgadas aos brasileiros.

Por fim, este projeto se inicia com o mapeamento situacional da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), pois dentre as doenças do sono, as evidências indicam que hoje, a AOS é a doença crônica não-transmissível mais prevalente no Brasil, presente em 32,9% da população (Tufik et al, 2010), enquanto 7,4% têm diabetes, 24,5% têm hipertensão e 20,3% estão obesos (Vigitel, 2019) . Porém, ainda não há uma linha de cuidado dedicada para garantir a uniformidade da atenção para o paciente com este distúrbio respiratório do sono. E é isto que o Projeto Hermes Brasil busca subsidiar tecnicamente.

Fontes consultadas: Alan Eckeli, neurologista especializado em Medicina do Sono; Daniela Pachito, neurologista e neurofisiologista clínica, especialista em medicina do sono; Douglas Graciano da Silva, gerente de Acesso ao Mercado na ResMed e Luciano Drager, médico cardiologista especialista em Medicina do Sono.

ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS

Reproduzir vídeo

Dr. Luciano Drager

Reproduzir vídeo

Dr. Alan Eckeli

Reproduzir vídeo

Dra. Daniela Pachito

Reproduzir vídeo

Beny Finkelstein

img-douglas-silva
Reproduzir vídeo

Douglas Silva

Tratar as doenças do sono beneficia o indivíduo e a sociedade

QUERO SABER MAIS!

Inscreva-se e receba informações sobre o Projeto Hermes e as doenças do Sono.

=
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00