Sonambulismo

Faz parte dos distúrbios de sono chamados parassonias e é mais frequente em crianças, embora possa acometer pessoas de qualquer idade. Ocorre por uma alteração no padrão do sono devido…

Read more

Narcolepsia

Estima-se que 150 mil pessoas no País sofram com esse distúrbio crônico que faz o indivíduo experimentar sintomas como sonolência diurna, sono fragmentado e paralisia do sono. É uma causa…

Read more

Insônia

É um dos distúrbios do sono mais comuns. 34% da população brasileira relata passar noites em claro. Acontece por uma desregulação cerebral entre o sono e a vigília e pode…

Read more

Apneia do sono

A Apneia Obstrutiva do Sono costuma ser caracterizada por obstruções parciais ou completas na respiração, que acontecem durante o sono. Pode se manifestar de forma leve ou grave, ocorrendo de…

Read more

Universalização

Diagnóstico situacional Projetos-piloto Universalização INFORMAÇÕES GERAIS Uma linha de cuidados às doenças do sono é implantada no SUS, tendo como base as melhores práticas e diretrizes clínicas. Só assim a…

Read more

Projetos-piloto

Diagnóstico situacional Projetos-piloto Universalização INFORMAÇÕES GERAIS A partir da fotografia situacional revelada na primeira fase do projeto, é hora de testar modelos de cuidados específicos às doenças do sono em…

Read more

Diagnóstico situacional

Diagnóstico situacional Projetos-piloto Universalização INFORMAÇÕES GERAIS Nesta fase, investigadores científicos independentes preparam um importante relatório a partir de dados compartilhados de 37 importantes centros médicos brasileiros mapeados. Tudo isso para…

Read more